quarta-feira, 4 de abril de 2012

QUALIDADE DE VIDA

É possível ser saudável sem gastar muito?   Vejam o que diz o Cardiologista Dr. Artur Zular no seu comentário a seguir:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~


SÃO PAULO – Embora muitos possam pensar que qualidade de vida implica mais custos para os consumidores, isso nem sempre é verdade. Ter mais saúde não é sinônimo de ter mais gastos, pois, adotando alguns comportamentos simples, é possível equilibrar muito bem qualidade de vida e orçamento.

A começar pela alimentação, o consultor do Instituto de Qualidade de Vida, Artur Zular, explica que, para aqueles que almoçam fora todos os dias, por conta do trabalho, é possível melhorar a alimentação sem ter de gastar mais em restaurantes caros, por exemplo. “Todos os restaurantes oferecem a alimentação básica e saudável: arroz, feijão, carne e salada”, diz Zular.

A alimentação


O maior problema da alimentação não é o quanto se paga por ela, mas como ele é feita. “A questão não é a qualidade dos restaurantes, mas o fato das pessoas não saberem pegar as coisas certas”, observa Zular. Além disso, outros comportamentos interferem nesse processo.

Por exemplo, quando a pessoa não toma café da manhã e passa a manhã toda sem comer, ela provavelmente vai comer muito na hora do almoço. E, possivelmente, de forma errada. O correto, portanto, é não esquecer do café, tomar um lanche após três horas e seguir para o almoço. Além disso, o item que encarece bastante o almoço é a bebida.

Segundo Zular, deixar de beber no almoço não é só uma questão de economia, mas também de qualidade de vida. Isso porque não é recomendável ingerir líquido durante o almoço. “A capacidade do estômago é de 500 ml (mililitros) e não se deve beber muito líquido durante a refeição”, analisa. Ele ressalta ainda que não se deve matar a sede na hora do almoço, mas, sim, deve-se beber água no decorrer de todo o dia.

Ansiedade


Ainda em se tratando de almoço, vale a pena saber que falar de negócios nesse momento aumenta a ansiedade que, por sua vez, fará com que a pessoa coma mais, ou seja, mais do que o corpo precisa. Dessa forma, você pagará mais e por uma comida que nem deveria ter sido ingerida. Sem contar que estará fazendo mal para o seu corpo. A dica é: durante sua hora de almoço, esqueça o assunto trabalho.

Mais um conselho que diz respeito ao almoço no horário de trabalho é a famosa marmita. Boa parte das pessoas não considera essa opção por considerá-la “fora de moda”. Porém, os benefícios são inúmeros para quem decide adotá-la. É mais barato do que comer na rua e pode ser preparada de uma forma bastante saudável.

Outro mito no setor de alimentação é de que comprar itens mais saudáveis no supermercado é mais caro. Os alimentos orgânicos, por exemplo, podem até ser mais caros, mas ninguém precisa consumi-los para ser saudável. A sugestão é observar as melhores formas de aproveitar os alimentos. Comer os talos das verduras, por exemplo, coisa que poucas pessoas fazem, é muito saudável, já que são ricos em nutrientes.

Não é preciso, portanto, gastar rios de dinheiro com os alimentos sofisticados. Basta comprar as boas e velhas saladas e frutas que você já estará contribuindo muito para sua qualidade de vida sem onerar o bolso.

Atividade física


Outro mito referente à qualidade de vida e orçamento é que, para ser saudável, você precisa estar matriculado em uma academia. A atividade física, porém, pode ser praticada em milhares de lugares. É possível trocar a academia por um parque, por exemplo. Você pode, inclusive, se integrar a um grupo de caminhada ou de corrida. Existem ainda vários parques com equipamentos para musculação e com grupos que praticam yoga ou alongamentos.

Além disso, tudo que você encontra na academia é possível trazer para sua casa. Zular faz outra recomendação que vale a pena considerar. Os serviços domésticos também contribuem para gastar calorias e dar condicionamento físico. “As pessoas estão muito sedentárias. E ainda consideram o trabalho de casa como algo ruim”, analisa Zular.

Porém, todas as atividades que são feitas pelas empregadas domésticas podem muito bem ser feitas por você, o que permite uma boa economia, já que não desembolsará com o pagamento de tal funcionária, e contribui novamente para sua qualidade de vida.

Por fim, lembre-se de que o estresse é o causador de inúmeros problemas, o que resulta em gastos com remédios, por exemplo. Adotando uma vida mais saudável, procurando um trabalho que não o consuma tanto, você consegue ter mais qualidade de vida e economiza com os gastos para reparar esses problemas. “Uma boa noite de sono previne muitos problemas”, finaliza Zular.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Dr. Artur Zular é médico especialista em Medicina Psicossomática, Clínica Médica e Cardiologia. Consultor Científico do Instituto Qualidade de Vida. Presidente do Comitê Multidisciplinar de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina.
Vice Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do Stress. Professor de Graduação e Pós Graduação em Medicina e Psicologia.

Nenhum comentário: