segunda-feira, 16 de abril de 2012

CURIOSIDADE (João-de-Barro)

A RESIDENCIA DO JOÃO-DE-BARRO no Riode Janeiro

É ealmente uma curiosidade por tratar-se de uma ave que no Brasil é conhecida por João-de-barro, uma vez que seu ninho é feito de barro, e que desta vez escolheu um dos lugares de mais luxuosos do Rio de Janeiro, para construir a sua casa, como poder ser vizto no texto junto à foto acima, publicada hoje pelo jornal O GLOBO na coluna de Anselmo Gois.
Creio que sua existencia está limitada a países da América do Sul , como consta da Wikipedia a seguir:

É uma espécie nativa da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, ocupando uma vasta região, que vai do sul dos estados brasileiros de Pernambuco, Goiás e Mato Grosso, cobre toda a parte leste da Bolívia, seguindo para o sul pelas encostas da Cordilheira dos Andes até a altura da Pensínsula Valdez, na Argentina, espalhando-se destes limites até o litoral atlântico. Sua população não foi quantificada, mas parece estar aumentando e foi descrita como uma ave comum. Por tais motivos a Lista Vermelha da IUCN a classifica como espécie em condição pouco preocupante. A espécie tem invadido cada vez mais as cidades e, em virtude do desmatamento, que cria campos ou arborização rala, também sua zona de ocorrência está aumentado.

É conhecido em português por vários apelidos, como amassa-barro, barreiro, forneiro, maria-de-barro, oleiro, pedreiro, e em espanhol pode ser chamado de hornero común, alonsito e hornero.


E aí está o "pedreiro" João-de-barro

Um comentário:

Manuel Tomaz disse...

Feliz êste João-de-Barro, que tem o privilégio de escolher locais luxuosos para nidificar.