quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CASTANHEIRA DE PERA / Portugal, de onde é natural o autor deste BLOG


A fundação do concelho de Castanheira de Pera é anterior ao século XV, tendo tido origem numa povoação chamada de Castanheira. Com apenas duas freguesias, o concelho situa-se nos planaltos da vertente sul da Serra da Lousã, a nordeste do distrito de Leiria, e faz parte da designada Zona do Pinhal do Interior Norte. O concelho está inserido na bacia hidrográfica do Rio Zêzere, cujo principal afluente, a Ribeira de Pera, atravessa o concelho de Norte a Sul. Com origem nesta ribeira, existe, na localidade do Bolo uma óptima praia fluvial. O concelho apresenta variados pontos de interesse, a começar pela atmosfera nobre e solarenga da vila que alberga um belíssimo jardim, o Jardim da Casa da Criança Rainha D. Leonor. Na Serra da Lousã são muitos os miradouros de onde se podem apreciar extensos e magníficos panoramas, do Buçaco ao Atlântico, da Serra da Estrela, da Gardunha, do Caramulo e da Gralheira. Ao longo do vale da Ribeira de Pera deparamo-nos com aldeias antigas e bem preservadas. Também no artesanato Castanheira de Pera sobressai, nomeadamente pelo fabrico dos barretes das Sarnadas, símbolo da riqueza e tradição têxtil da terra. A gastronomia é dominada pelos sabores da serra, com o cabrito assado, o queijo e o requeijão, sem esquecer o tão apreciado mel da Serra da Lousã.:)

Não conhece CASTANHEIRA DE PERA ?  Programe uma visita. Não vai-se arrepender. Além dos  pontos turisticos mencionados acima, vai encontrar também a Praia das Rocas, um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera.



Uma ilha no centro da Praia, uma piscina de ondas com 2100 m2 (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem.

As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.

Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água.

Desde 2005, ano em que a Praia das Rocas abriu as suas portas ao público, registam-se anualmente cerca de 100 mil entradas.

Veja no link a seguir como é a Praia das Rocas:


Veja também um vídeo de autoria do meu amigo Carlos Searas, mostrando diversos lugares da vila de Castanheira de Pera.

Nenhum comentário: