sábado, 11 de junho de 2011

ARQUEOLOGIA

O QUE É ARQUEOLOGIA:

Todo mundo tem alguma noção sobre o que é Arqueologia. Afinal, quantos filmes de aventura, livros de suspense e mistério, ou mesmo vídeogames não têm um arqueólogo como personagem principal? Via de regra, vamos encontrá-lo mergulhado em alguma selva impenetrável, numa busca desenfreada por objetos raros e únicos, produzidos por estranhas civilizações desaparecidas.

De fato, na vida real o arqueólogo enfrenta situações inusitadas e tem um cotidiano cheio de surpresas. Porém, a visão difundida pela indústria do lazer a respeito desse campo de pesquisa é limitada e ultrapassada, já que em ciência tudo se transforma: as teorias, os métodos e as próprias tecnologias que auxiliam nas descobertas e em suas interpretações.

A Arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.

Para realizar seu trabalho, o arqueólogo lança mão de diversos procedimentos. Em campo, procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta estruturas e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos sistemáticos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados ao grupo que os produziu e ao seu modo de vida. Logo, a pesquisa arqueológica exige muito esforço e dedicação em campo, mas não afasta um trabalho intelectual intenso em laboratório.
As responsabilidades do arqueólogo vêm aumentando a cada dia, já que ele é incumbido de resgatar e conservar a herança cultural humana, lidando com um patrimônio tão frágil e finito quanto os próprios recursos naturais existentes em nosso planeta.
Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos gregos e romanos. Ao contrário, a Arqueologia está se diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível encontrar pesquisadores em atividade na Mata Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à floresta Amazônica.
Também ao contrário do que se pensa, a Arqueologia não estuda apenas o passado remoto da Humanidade. Nas Américas, convencionou-se chamar de Arqueologia Histórica a pesquisa feita em locais ocupados pelos europeus e africanos que entraram em contato com os indígenas durante o processo de colonização. Assim, estudos vêm sendo desenvolvidos no subsolo de grandes cidades, na sedes de antigas fazendas, em quilombos, campos de batalha, navios naufragados e fortes, permitindo que se conheçam inúmeros aspectos do cotidiano que, via de regra, não constam dos documentos oficiais.
A Arqueologia atua também junto a sociedades atuais (como grupos indígenas, negros ou caiçaras), buscando compreender, através da observação do presente, a maneira como os vestígios materiais podem informar sobre o comportamento e os padrões culturais de sociedades extintas. Esse tipo de pesquisa é denominado Etnoarqueologia, constituindo um campo de investigação extremamente rico e promissor em locais como o Brasil, a Austrália ou vários países da África, que ainda abrigam um grande número de sociedades tradicionais.
Uma vez que a Arqueologia lida com o complexo jogo de dados que constitui a História humana, as equipes de pesquisa contam com especialistas de diferentes áreas: zoólogos, geógrafos, geólogos e antropólogos físicos, entre outros. Pela mesma razão, o arqueólogo lança mão de procedimentos e análises desenvolvidos em outras áreas de conhecimento, como a matemática, a física e a química. Estes são alguns dos elementos que tornam a Arqueologia atraente e, portanto, tão adequada, oferecendo ótimos ingredientes para filmes e livros de ficção.
Não é à toa que Indiana Jones tornou-se um herói tão popular do cinema, atraindo um enorme número de espectadores mundo afora e faturando um bilhão de dólares.

Neste momento em que o Brasil comemora e reflete sobre os 500 Anos de Descobrimento, os arqueólogos têm na bagagem muitas informações inéditas, remetendo a uma complexa e longa história que recua no tempo por vários milhares de anos.

Embarque com o Arqueologia Brasileira nessa aventura rumo ao passado, navegando pela
Linha do tempo. Se deseja saber mais sobre o cotidiano da pesquisa arqueológica ou sobre as diferentes áreas de atuação da disciplina, clique nos itens ao lado.

Para ver os museus de arqueologia que existem em cada estado brasileiro, clique no site abaixo e após a abertura localise no mapa o estado que quer analisar, clicando sôbre ele.



E boa viagem!


http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/servicos/servicos.htm

Nenhum comentário: