terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NA REGIÃO SERRANA DO RIO

Sobe para 808 o número de mortes pelas chuvas na Região Serrana

Notícia de ontem em o jornal "O DIA"


Rio - O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio há 12 dias já chega a 808, segundo balanço divulgado pela Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil. O número de óbitos ainda pode aumentar devido às buscas realizadas com a ajuda do bom tempo que faz nos municípios.

Casa no condomínio Lago dos Patos, em Nova Friburgo, é destruída após as chuvas Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia
De acordo com os dados da Secretaria, até o fim da tarde deste domingo foram contabilizadas 390 mortes em Friburgo, 327 em Teresópolis, 66 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, duas em São José do Vale do Rio Preto e uma em Bom Jardim.

As autoridades registraram cerca de 20 mil desabrigados e desalojados nos municípios afetados.

>> LEIA MAIS: MP divulga lista com 469 desaparecidos na Região Serrana

Região Serrana enfrenta a pior catástrofe de sua história

Castigada por um temporal que fez chover em 24 horas mais do que era esperado para todo o mês, a Região Serrana do Rio enfrenta desde a noite da terça-feira 11 de janeiro a pior catástrofe natural do Brasil. Com o número de mortos, desabrigados, desalojados, feridos e desaparecidos, a tragédia já superou o registrado em janeiro do ano passado, em Angra dos Reis e, em abril, na capital e Niterói.

Localidades inteiras foram soterradas por lama no município de Teresópolis. No bairro Caleme, uma represa da Cedae transbordou por causa da tromba d’água, provocando o deslizamento de encostas sobre casas e carros. Em Nova Friburgo, três bombeiros que seguiam para resgatar vítimas quando o carro onde estavam foi soterrado por uma avalanche.

Petrópolis também sofreu devastação em diferentes pontos. O Distrito de Itaipava foi o mais atingido. O soterramento de uma casa na localidade Vale do Cuiabá matou 12 pessoas de uma mesma família. Corpos foram recolhidos por moradores e depositados às margens de um rio à espera de resgate. Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto, também cidades da região, também contabilizam mortos.

Nenhum comentário: