segunda-feira, 3 de maio de 2010

AS MÃOS DE MINHA AVÓ

Minha avó tinha mais de 90 anos, estava recostada em um sofá e aparentava um aspecto fraco.

Ela não se mexia. Olhava para cima, para os lados e para as mãos.

Quando me sentei aos seus pés, não se moveu e não teve nenhuma reação.


Eu não queria perturbar o seu descanso, mas ao fim de um certo tempo, perguntei a ela se estava ocorrendo alguma coisa.

Ela levantou a cabeça e sorriu para mim e respondeu:

-Sim eu estou bem, não te preocupes.

-Eu não queria lhe incomodar, mas você estava aí com um olhar fixo nas mãos, e eu queria saber se estava tudo bem.

Minha avó sorriu e me disse o seguinte:

-Para um bocadinho e pensa como as tuas mãos te tem servido desde a tua nascença. As minhas mãos cheias de rugas, secas e fracas, foram a ferramenta que usei para abraçar a vida;
Elas permitiram agarrar-me a qualquer coisa para evitar de cair, antes de eu aprender a andar;
Elas levaram comida à minha boca e vestiram-me;
Quando era criança minha mãe mostrou-me como uni-las para rezar;;
Elas ataram minhas botas e meus sapatos;
Elas tocaram no meu marido e enxugaram minhas lágrimas quando ele foi para a guerra;
Elas já estiveram sujas, cortadas, enrugadas e inchadas;
Decoradas com a aliança de casamento, elas mostraram ao mundo que eu amava alguém único e especial;
Elas escreveram cartas ao teu avô e tremeram quando ele foi enterrado;
Elas seguraram meus filhos, depois meus netos, consolaram os vizinhos e também tremeram de raiva quando havia alguma coisa que eu não compreendia;
Elas cobriram meu rosto, pentearam meus cabelos e lavaram meu corpo;
Elas já estiveram pegajosas, úmidas, secas e com rugas;
Hoje como nada funciona como dantes para mim, elas continuam a me amparar e eu ainda as uso para orar;
Estas mãos contam a história de minha vida, mas o mais importante é que serão estas mesmas mãos que um dia DEUS segurará para me levar para o paraíso;
Com elas Ele me colocará a seu lado, e lá poderei utilizá-las para tocar na face de Cristo.


Pensativo, eu olhava para as nossas mãos. Nunca mais as verei da mesma maneira.

Mais tarde DEUS estendeu as Suas mãos e levou minha avó para juro d’ELE;
Quando vejo minhas mãos, quando elas são sensíveis, quando acarinho minha esposa e meus filhos, penso sempre em minha avó. Apesar da sua idade avançada, ainda teve sabedoria suficiente para me fazer compreender o valor das “minhas mãos”.


(Adaptação de um e-mail)

Nenhum comentário: