domingo, 21 de dezembro de 2008

O MADEIRO DO NATAL

O texto abaixo é uma cópia extaída do Blog de meu amigo Armando Eiras, a quem peço me tolere esta atitude.ao mesmo tempo que lhe dou meus parabéns pela sua iniciativa de contar histórias antigas, e principalmente da nossa terra "Sarzedas do Vasco".
-----------------------------------------------
MADEIRO DE NATAL

O Madeiro de Natal é uma tradição beirã.
sempre semelhante, mas com tradições próprias de terra em terra, no largo principal, não um, mas vários madeiros são acesos. É Inverno e o calorzinho bom do fogo aquece as pessoas e dá-lhes uma alegria especial. as conversas, as risadas e os petiscos fazem com que todos se sintam mais irmãos, mais amigos uns dos outros. E essa é a intenção desta festa tradicional.
Há aldeias e vilas onde o tronco começa a arder na véspera do dia de Natal e só acaba no Dia de Reis!

Na Sarzedas do Vasco era usual na véspera de Natal ser colocado a arder na lareira, um madeiro. De boa madeira, isto é, que não se consumisse pelas chamas rapidamente, mas que fosse ardendo lentamente durante toda a época natalícia. Diziam às crianças que depois da meia noite, quando todos se iam deitar, viria o Menino Jesus trazer as prendas e se aquecia nele.

Era o madeiro de Natal!

Quando estava quase todo ardido e já restava pouco, era guardado até ao próximo Natal. Durante o ano, sempre que havia uma trovoada forte, chegava-se esse resto de madeiro ao lume até que entrasse em brasa, colocava-se depois entre a porta de entrada (na soleira da porta) com uma cruz de alecrim em cima, que ia deitando fumo antes de entrar em combustão.
Diziam que afastava a trovoada!

Nenhum comentário: