terça-feira, 14 de outubro de 2008

ANTONIO CAREIRA

De: antonio carreira
Data: 14/10/2008 00:23:06
Para: Carreira
Assunto: Grande filósofo.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Caro To Mané,
Vou acrescentar mais alguns dados à sua apresentação do "Grande Filósofo", que é o Zeca Pagodinho. Quem não o conhece ? Além de cantor e compositor, é o maior "brameiro" (*) do estado do Rio de Janeiro.
(*) Brameiro, porque no decorrer de suas exibições se apresenta com um copo de cerveja na mão. A palavra "brameiro" deriva de Brahma que é uma marca de cerveja brasileira.
--------------------------------------------------
Pagodinho, nome artístico de Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Iréia e Jessé.
Sua primeira gravação foi em 1981, com a canção "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho.
Desde então, Zeca já gravou mais de 18 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, periferia do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, e dificilmente um admirador que mora nas periferias do Brasil tem condições de adquirir um ingresso para ver o Zeca nas mais badaladas casas de espetáculo do país.
Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, Zeca recebe também reconhecimento da crítica e de artístas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras".[1]
Zeca nasceu em Irajá onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba influenciado por sua família. Morou em vários bairros do Rio mas sempre demonstrou enorme apreço por Xerém (distrito de Duque de Caxias), na qual possui um sítio e uma escola de música para crianças carentes da região.
Atualmente reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Luis, Elisa e Maria Eduarda.
----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: