terça-feira, 2 de setembro de 2008

SÃO PEDRO

FESTA DE SÃO PEDRO, nas Sarzedas de São Pedro, aldeia que fica ao sul do concelho de Castanheira de Pera, Portugal.

No próximo dia 7 de setembro é comemorada a festa de São Pedro, na pequena aldeia de Sarzedas de São Pedro, junto da qual se encontra também a minha querida Sarzedas do Vasco, onde nasci e de onde parti, há 55 anos para terras de Santa Cruz (Brasil), deixando para traz tudo aquilo de que tanto gostava, principalmente a família e os amigos. Minha ambição era a de escolher um melhor futuro de sobrevivência, o que nas Sarzedas do Vasco não era possível. Felizmente que continuei a fazer as minhas visitas, sempre que é possível, com o que posso atenuar as saudades que guardo comigo. Entre as coisas de que tanto gostava, uma é da festa das sarzedas de São Pedro, que vai se realizar no próximo domingo. Ali as famílias se encontravam vestindo a melhor de suas roupas, batendo papo com os amigos, participando da missa, acompanhando aprocissão, e também o farnel que era preparado em casa, ou comprando uma fogaça no leilão realizado depois da procissão, para comer debaixo das carvalhas. Hoje tudo isso está um pouco mudado, porém a vontade de ir à festa permanece como anteriormente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------A seguir vão alguns dados de SÃO PEDRO, que foi um dos maiores santos da nossa cristandade:

Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a ser nomeado pelos Evangelistas (Mt 10, 2).
Pedro é o PRIMEIRO a confessar a fé (Mt 16, 16).
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a expressar o amor (Jo 21, 15).
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a ver Jesus ressuscitado (Lc 24, 34).
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos que atesta publicamente a ressurreição do Mestre, diante dos onze.
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a confirmar a fé com os milagres, após a ressurreição.
Pedro é o PRIMEIRO que fala entre os seus irmãos para preencher a vaga deixada por Judas.
Pedro é o PRIMEIRO que recebe os gentios na Igreja, depois de uma visão e revelação divina.
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a ser citado diante dos tribunais.
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos a castigar, em nome do Espírito Santo, os violadores da lei (At 5, 5-10).
Pedro é o PRIMEIRO dos Apóstolos se ser encarcerado.

“Jesus Cristo constituiu São Pedro príncipe dos Apóstolos, pastor universal da Igreja e de todos os cristãos; porque todos os fiéis cristãos, espalhados por todas as partes do mundo e simbolizados pelos cordeiros, devem estar sujeitos ao chefe da Igreja, como os cordeiros estão a seus pastores; e as ovelhas, simbolizadas pelos Bispos e demais ministros sagrados, dando o alimento da doutrina celestial aos fiéis cristãos, devem fazê-lo estando sempre em boa harmonia, unidos e submissos ao Supremo Pontífice, Vigário de Jesus Cristo na terra.
Apoiados nestas palavras de Jesus Cristo: “Apascenta minhas ovelhas”, os católicos tem sempre acreditado como verdade de fé que São Pedro foi constituído por Jesus Cristo seu Vigário na terra e chefe supremo e visível da Igreja, e que recebeu dele a plenitude da autoridade sobre os demais Apóstolos e sobre todos os fiéis”

Nenhum comentário: