quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ESALTINO FERNANDES


Casa do Concelho de Castanheira de Pera
Homenagem ao 1º Presidente da direcção
No próximo dia 20 de Setembro de 2008, dia em que se estivesse vivo faria 83 anos, a Casa do Concelho de Castanheira de Pera vai homenagear o 1º Presidente da direcção, Esaltino Tomás Fernandes, através do descerramento de uma placa no Salão Nobre desta casa concelhia.
A homenagem deriva de vários pedidos nesse sentido, e foi ratificada pela Assembleia-Geral.
Lutador por Castanheira e pela "sua" Balsa onde passava o tempo que tinha disponível, fez parte de várias entidades para defesa do Concelho de Castanheira de Pera. Lutou com outros Amigos de Castanheira de Pera pela conquista da representação de Castanheira de Pera em Lisboa. Fez parte do grupo de Castanheirenses impulsionador da Liga dos Amigos de Castanheira de Pera - Casa do Concelho de Castanheira de Pera.
Pedimos desculpa se há alguma omissão mas foram: Aldemiro Simões, Américo Barata, Carlos David, Carlos Rodrigues, Domingos Costa, Esaltino Fernandes, Graça Oliva, Dr. Herlander Machado, Horácio Costa, José Claro, Júlio Henriques, Manuel Tomás, Vítor Silva, e tantos outros que conseguiram construir a nossa Sede.
Infelizmente já não estão connosco os primeiros Presidentes da Casa do Concelho:
Presidente da Assembleia-Geral: Dr. Herlander Machado, Presidente do Conselho Fiscal: Engº Fernando Barros, Presidente da Direcção: Esaltino Fernandes
Onde quer que estejam estão-nos a apoiar.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O homenageado acima é meu primo. Além de primos fomos amigos, companheiros de brincadeiras na nossa infância, frequentadores de bailes, etc., etc. Que pena nos teres deixado tão novo, quando tinhas esperança de fazer muito mais pela nossa Castanheira, além do que a ultima edição de O CASTANHEIRENSE está publicando, conforme cópia acima. Eramos da mesma idade. O destino nos separou: êle foi exercer sua atividade em Lisboa ; eu imigrei para o Brasil, mas sempre que surgiam as oportunidades, os nossos encontros se realizavam em lisboa, onde relembrávamos o passado. Que Deus te tenha em bom lugar, primo Esaltino.

Nenhum comentário: