quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CANTINHO BRASILEIRO



Não sei se o amigo teve relacionamento com o Sr. Alberto Ceppas de Carvalho. Era filho de D.Cândida e Sr. Domingos Fernandes. D.candeia era irmã do Sr. Manuel Alves Ceppas.
O Sr. Alberto Ceppas de Carvalho tinha uma firma em Lisboa (Ceppas & Antunes) que lhe proporcionou ganhar muito dinheiro com exportações no tempo da segunda guerra. Mas como tudo tem a sua época, a firma deixou de ser rentável, e dessa forma o Sr. Alberto veio ara o Brasil. Ele foi diretor junto com o Necas na fábrica em Além Paraíba (MG), onde eu trabalhei.
Esta foto foi feita com um grupo de empregados da fabrica, onde aparece o Sr. Alberto Ceppas, com o Joãozito seu filho á sua frente. Eu estou também nessa foto,creio não ser difícil a minha identificação. Outra pessoa de nossas relações que está nessa foto é o Sr. Vitor Hugo Tavares Pereira, está de pé atraz do Sr. Alberto. O Sr. Vitor (já falecido, assim como o sr. Alberto) foi um grande colaborador do Sr. Alberto em Lisboa, tendo vindo cá para o Brasil junto com Sr. Alberto, exercendo suas funções também na fábrica de Além Paraíba. É pai de um dos melhores médicos cirurgiões de Petrópolis. Seu nome é Carlos Manuel.
Para quem não os conheceu pessoalmente, aí vai a sua identificação, da direita para a esquerda:Adelino Caetano, grande comerciante em Castanheira de Pera; Domingos da Laura; José Tomaz e Joaquim Tomaz, comerciantes em Lisboa, filhos do último personagem, José da Natária (Natália) como era tratado.O josé da Natária era avô de minha esposa, residia naquela casa que fica ao da do Américo Alfaiate. Todos eles já nos deixaram, mas conservamos a sua saudade.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Muito obrigado, amigo António Carreira, por ter publicado no "Cantinho Brasileiro" na última edição de O CASTANHEIRENSE, as fotos e texto, conforme cópia acima, que originalmente havia enviado para o nosso amigo Carlos Coelho, detentor da coluna CANTINHO BRASILEIRO. Sinto-me muito honrado com essa deferência, não podendo portanto deixar de agradecer a ambos: To Mané e Carlos Coelho. As fotos são antigas, mas muito boas para relembrar o passado.

Nenhum comentário: